quinta-feira, 13 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO GRUPO 2 - TEXTO "AVESTRUZ" - MÁRIO PRATA


Público Alvo: 8ª série / 9º ano

Aulas Previstas: 06 aulas

Objetivos: 
    Que o aluno reconheça a tipologia narrativa com ênfase na crônica e amplie seu vocabulário. Ao final  desse processo, o aluno deverá ser capaz de conhecer  as características de uma crônica, ampliando e desenvolvendo sua capacidade leitora. 
 .
Conteúdo: Gênero Textual Crônica 

Competências/Habilidades: 

Inferir elementos da narrativa;
Observar elementos presentes numa crônica;
Perceber a intertextualidade;
Perceber o efeito de humor;
Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal;
Identificar em um texto marcas relativas à variação linguística do ponto de vista léxico;
Inferir informação pressuposta ou subtendida no texto literário com base na sua compreensão global;
Posicionar-se como agente das ações que contribuem para sua formação leitora e escritora.
               
Estratégias: 
            
-Ativação do conhecimento prévio;
-Antecipação;
-Checagem de hipóteses;
- Leitura individual e compartilhada do texto "Avestruz".

a- O que é um avestruz?
b- Você já viu pessoalmente um avestruz?
c-  Ao observar o título, qual assunto você pensa que será tratado no texto?
d- Você conhece outros textos do autor?

-Localização de informações;
- Comparação de informações;
- Generalizações.

a- Leitura individual e silenciosa.
b- Leitura do texto pelo professor.
c- Produção de inferências locais e globais.
d- Levantamento de vocabulário e compreensão de seu significado.
e- Percepção do efeito de humor.

f- Você concorda com o autor quando diz: “O avestruz foi um erro da natureza, minha amiga?” Explique sua resposta.

- Recuperação do contexto de produção;
- Definição de finalidades e metas da atividade de leitura.

a- Após a leitura do texto, ficou confirmado o que você havia pensado sobre o   assunto que seria tratado nele?
b-Onde costuma ser publicada uma crônica?

- Percepção das relações de intertextualidade/interdiscursividade;

a- Você já pediu algo para sua mãe que ela achou absurdo?
b- Vocês acham que os pais devem fazer todas as vontades do filho?
c- Você costuma negociar com seus pais quando algo lhe é negado?
d- Você se identifica com o menino do texto? Por quê?
e- Qual a mensagem do texto?  

- Utilizar imagens e música.
- Apresentar imagens animadas ou inanimadas relacionadas ao tema abordado.
                           
a- O Papa-Léguas age como um avestruz que vemos no zoológico? Qual a diferença de    comportamento que você pode informar entre o animal do desenho e o animal real?

- Percepções de outras linguagens

a- Você gostou do texto?
b- Você teria um avestruz como animal de estimação?
c- Desconsiderando cães, gatos, pássaros, que outro animal de estimação você teria?  

Recursos: Cópias do texto, recursos multimídias, dicionários, livros didáticos, lousa, giz, sala
de aula, aparelho de som, visita ao zoológico (aula passeio).



Avaliação: Participação do aluno nas atividades propostas conforme estratégias de Roxane Rojo, por meio de exposição oral sobre entendimento do texto “Avestruz” -  Mário Prata.

Referências Bibliográficas:  


BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.

PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano. vol. 2. Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18).

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.

* Leia o texto de Mário Prata na íntegra, clique no ícone ao lado.

* Você quer saber mais sobre a Avestruz? Clique nos ícones ao lado.

Elaboração Final - Turma 151 - Grupo 2

Deise Conceição Pissuto
Eliane da Silva Pereira
Lilian Conceição Guimarães
Vanessa Cristina Rodrigues

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