Público Alvo: 8ª série / 9º ano
Aulas Previstas: 06 aulas
Objetivos:
Que o aluno
reconheça a tipologia narrativa com ênfase na crônica e amplie seu
vocabulário. Ao final desse processo, o aluno deverá ser capaz
de conhecer as características de uma crônica, ampliando e
desenvolvendo sua capacidade leitora.
.
Conteúdo: Gênero Textual Crônica
Competências/Habilidades:
Inferir elementos da narrativa;
Observar elementos presentes numa crônica;
Perceber a intertextualidade;
Perceber o efeito de humor;
Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto
principal;
Identificar em um texto marcas relativas à
variação linguística do ponto de vista léxico;
Inferir informação pressuposta ou subtendida no texto
literário com base na sua compreensão global;
Posicionar-se como agente das ações que contribuem para sua
formação leitora e escritora.
Estratégias:
-Ativação do conhecimento prévio;
-Antecipação;
-Checagem de hipóteses;
- Leitura individual e compartilhada do texto
"Avestruz".
a- O que é um avestruz?
b- Você já viu pessoalmente um avestruz?
c- Ao observar o título, qual assunto
você pensa que será tratado no texto?
d- Você conhece outros textos do autor?
-Localização de informações;
- Comparação de informações;
- Generalizações.
a- Leitura individual e silenciosa.
b- Leitura do texto pelo professor.
c- Produção de inferências locais e
globais.
d- Levantamento de vocabulário e
compreensão de seu significado.
e- Percepção do efeito de humor.
f- Você concorda com o autor quando diz:
“O avestruz foi um erro da natureza, minha amiga?” Explique sua resposta.
|
- Recuperação do contexto de produção;
- Definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
a- Após a leitura do texto, ficou
confirmado o que você havia pensado sobre o assunto que seria tratado
nele?
b-Onde
costuma ser publicada uma crônica?
- Percepção das relações de intertextualidade/interdiscursividade;
a- Você já pediu algo para
sua mãe que ela achou absurdo?
b- Vocês acham que os pais
devem fazer todas as vontades do filho?
c- Você costuma negociar com
seus pais quando algo lhe é negado?
d- Você se identifica com o
menino do texto? Por quê?
e- Qual a mensagem do texto?
- Utilizar imagens e música.
- Apresentar imagens animadas
ou inanimadas relacionadas ao tema abordado.
a- O Papa-Léguas age como um
avestruz que vemos no zoológico? Qual a diferença de comportamento
que você pode informar entre o animal do desenho e o animal real?
- Percepções de outras linguagens
a- Você gostou do texto?
b- Você teria um avestruz
como animal de estimação?
c- Desconsiderando cães,
gatos, pássaros, que outro animal de estimação você teria?
Recursos: Cópias do texto, recursos multimídias,
dicionários, livros didáticos, lousa, giz, sala
de aula, aparelho de som, visita ao zoológico (aula passeio).
Avaliação: Participação do aluno nas atividades propostas
conforme estratégias de Roxane Rojo, por meio de exposição oral sobre
entendimento do texto “Avestruz” - Mário
Prata.
Referências Bibliográficas:
BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano. vol. 2. Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18).
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
Referências Bibliográficas:
BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano. vol. 2. Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18).
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
* Leia o texto de Mário Prata na
íntegra, clique no ícone ao lado.
* Você quer saber mais sobre a Avestruz?
Clique nos ícones ao lado.
Elaboração Final - Turma 151 - Grupo 2
Deise Conceição Pissuto
Eliane da Silva Pereira
Lilian Conceição Guimarães
Vanessa Cristina Rodrigues
Elaboração Final - Turma 151 - Grupo 2
Deise Conceição Pissuto
Eliane da Silva Pereira
Lilian Conceição Guimarães
Vanessa Cristina Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário